sexta-feira, maio 05, 2006

24 de Maio - Dia de Santa Sara Kali, Rainha e Padroeira dos Ciganos

Quando se fala nos ciganos, a primeira imagem que temos em mente é de mulheres exuberantes e até sensuais que vivem nas ruas lendo a sorte na palma das mãos ou nas cartas, e cometendo pequenos furtos. Não nos damos conta que embora sejam nômades, são organizados numa rígida sociedade patriarcal e lutam para manter sua identidade. Foram muito perseguidos em várias épocas de nossa História (principalmente na Idade Média, pelo Tribunal da Santa Inquisição, e no século XX, pelo regime nazista de Adolph Hitler).

Na Lei de Umbanda, os ciganos por vezes são confundidos com Povo do Oriente, dado ao seu misticismo. Incensos, essências, cristais, pêndulos, baralhos (baralho cigano ou Tarot de Marselha entre os mais comuns) são seus instrumentos de trabalho. Os ciganos encarnados não reconhecem estes espíritos como verdadeiramente originários de sua cultura por não falarem romani nem se identificarem a qual grupo pertencem (Rom, Calom).

O trabalho desta linha é voltado para prosperidade, fartura, amor... e as festas nas quais os homenageamos e lhes pedimos graças sempre têm uma mesa com muitas frutas, vinhos, pães etc. Ao redor de uma fogueira, dançam e cantam à noite toda, sob a luz da Lua. Tudo é muito colorido e belo. Salve o Povo Cigano! Salve Santa Sara Kali! Arriba! Ôptcha!

Se eu colhesse todas as rosas
Que nascem nos mais lindos jardins
Não teria a magia
Do perfume que você transmite em mim
Ó cigana...
Com sua saia rodada
Enfeitada de várias cores
Trazendo seus mistérios
Que uma rainha possui
Com todos os seus esplendores!