domingo, junho 01, 2008

Regente do Mês: Xangô.




Xangô na Umbanda é sincretizado com São Jerônimo, São Pedro, São João Batista, cujo poder se manifesta na pedreira. É o Senhor da justiça, do fogo e do trovão. Seu símbolo é o machado de duas faces, significando que o machado tanto protege seus filhos das injustiças como os punem quando as cometem. E também a Estrela de 6 pontas cujo símbolo é em si o poder equilibrador do Universo.
Considerado um Orixá vaidoso, que gosta de festas e comemorações. Sua sensualidade atrai as mulheres de modo geral, na Mitologia dos Orixás, Xangô é casado com três mulheres: Oiá, Obá e Oxum.
Xangô é pesado, íntegro, indivisível, irremovível; com tudo isso, é evidente que certo autoritarismo faça parte da sua figura e das lendas sobre suas determinações e desígnios, coisa que não é questionada pela maior parte de seus filhos, quando inquiridos. Suas decisões são sempre consideradas sábias, ponderadas, hábeis e corretas. Ele é o Orixá que decide sobre o bem e o mal.
Sua cor é o marrom, sua erva é elevante, Abre caminho, manjericão, seu símbolo é a machada e o raio que ele divide com Iansã, sua saudação é kaô kabecilê, sua guia é de contas de cristal marrom, sua pedra é topázio e citrino, sua essência é de morango, seu metal é o bronze e o cobre, seu número é o seis, sua comida é o amalá,sua bebida é cerveja preta, sua fruta é caqui, manga rosa, mamão, cajá manga.