domingo, janeiro 28, 2007

Orixás, Entidades e os Dias da Semana

2ª feira: Exu, Omolu, Nanã, Pretos Velhos
3ª feira: Ogum
4ª feira: Xangô e Yansã
5ª feira: Oxóssi, Ossanhe, Oxumarê e caboclos (de pena e boiadeiros)
6ª feira: Oxalá
Sábado: Yemanjá, Oxum e Nanã
Domingo: Ibeijada

NOTA: Este blog tem como principal objetivo divulgar o calendário de atividades do Grupo Umbandista Fé, Esperança e Caridade. Postagens contendo mitos africanos, trechos de obras da Codificação da Doutrina Espírita por Allan Kardec, pesquisas históricas sobre festejos católicos, entre outros temas, não têm a finalidade de influenciar as pessoas, médiuns ou leigos, a seguirem a tendência X ou Y; nem significam que nossos trabalhos sejam o que pejorativamente é classificado como 'mistureba' ou 'Umbandomblé'.

A formação de nosso CCT no 'A Caminho da Luz', dirigido pelo Babá Paulo Newton do Caboclo da Lua, aliada à nossa filiação ao Primado de Umbanda - escola do Caboclo Mirim - são a base de nossos fundamentos. Umbanda Esotérica, Africanista, Branca... ‘Aumbhandan’ ou ‘Mbanda’... Esqueçam os rótulos, o objetivo é comum: propagar a Lei do Amor.

Perguntaram ao Médium Supremo: ‘Mestre, qual é o maior mandamento da Lei? Respondeu Jesus: amarás o Senhor teu Deus de todo teu coração, de toda tua alma e de todo teu espírito. Este é o maior e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: amarás teu próximo como a ti mesmo.’ (Mateus 22,36-39).

Deixemos de valorizar pormenores que apenas incitam a desagregação, lembremo-nos de que os espirituais ‘fazem o bem sem olhar a quem’, seja em nome de Zambi, Olorum ou Tupã. Devemos abandonar os pré-julgamentos e não engessar nossos conceitos. Precisamos apenas de discernimento para fazer nossas escolhas, de coragem para vivenciá-las e de personalidade para defendê-las.

‘Digo, pois: Deixai-vos conduzir pelo Espírito. (…) O fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança. (…) Tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, tudo o que é virtuoso e louvável, eis o que deve ocupar vossos pensamentos. O que aprendestes, recebestes, ouvistes e observastes em Mim, isto praticai, e o Deus da paz estará convosco.’ (Filipenses 4, 8-9)

Márcia Montenegro – administradora do Blog, Flog e Orkut do GUFEC